Pular para o conteúdo principal

EDITORIAL

Prezados leitores, 

Faz 5 anos que não houve nenhuma postagem nesse blog, e de fato, não tinha ideia do que publicar. Acredito que a falta de material seja provocado pela pouca leituras e a ausência de interesse em temas estritamente teológicos como anteriormente.

A noção de que esse espaço era para ser a manifestação do pensamento teológico reformado foi seguido de forma rígida. Não tentei misturar assuntos estranhos ou que tangenciasse muito do tema principal. Acredito que esse foi um dos motivos pela frequência cada vez menor das postagens.

No mais, não abandonei a fé cristã e menos ainda o meu interesse pela Sagradas Escrituras. Não balancei dos meus pilares que anteriormente tinha. No entanto, por causa do contexto pessoal, a continuação desse blog demonstrou ser mais dificil do que o esperado.

Por um tempo, transferir esse blog para o Instagram com o mesmo nome. Dessa forma, mantive vivo, por um tempo, a necessidade de postar algumas coisas interessantes. Todavia, não consegui manter a frequência e acabei abandonando a empreitada.

Atualmente, não tenho perspectiva de voltar a postar, exatamente pelo falta de leituras de livros acadêmicos teológicos. Nesses últimos anos, a leitura de cabeceira foi de literaturas devocionais e mesmo assim. por ser algo tão pessoal, não tive forças para separar alguma parte e compartilhar.

Além disso, não acho que seja o tempo oportuno que assuntos voltados especificamente para pontos brutos da doutrina seja necessários em um mundo no qual o que falta é a pregação simples do evangelho.

Esse blog foi uma inspiração para os caminhos que planejei. Criei quando tinha somente 12 anos, e fiz o primeiro post que era sobre a diferença entre Calvino e Lutero (rsrsrs). Não tinha noção do que fazia, mas tinha certeza que gostava daquilo. A perspectiva de que o blog poderia ser tornar algo mais, como um vlog do youtube, era, naquele tempo, uma leve imaginação. Após alguns anos, editei o primeiro vídeo e aventurei no mundo de edições tanto de imagens como de vídeo.

Aquele tempo não volta mais, assim como o mundo da década de 2010 não volta mais. As antigas discussões não são tão necessárias, mesma que eventualmente aconteça. A internet não é exatamente o melhor lugar para a discussão séria de teologia. Acredito que a igreja local e suas diversas programações são os melhores meios para ampliar o debate e diminuir os atritos pessoais que acontece no mundo virtual.

A possibilidade de volta, por outro lado, é ser real. Não abandonarei de forma completa essa projeto. A divulgação ainda acontecerá desde que assuntos teológicos que eu ache interessante surja novamente nas minhas leituras. Se não, em breve apagarei o site.

Peço a oração de todos aqueles que ainda acompanha este singelo blog.

"Ecclesia reformata, semper reformanda secundum verbum Dei"

Postagens mais visitadas deste blog

O gnósticismo dentro da igreja

    O Começo da igreja primitiva  tinhas  o problema do judaísmos  tentando entra na igreja . alguns anos depois surgir uma heregia na igreja primitiva o chamado ´´ Gnósticìsmo `` (uma postagem antes escrevi sobre o gnosticismo ) , que ia contra a suficiência de Cristo.        Antes da primeira metade do seculo XX , os herisiólogos ( defensores do cristianismo contra heresias ) primitivos como Ireneu , Tertulino , Hipólito e Epifênio  eram fontes  básicas de informação  a respeito  dos gnósticos . estes heresiólogos  eram contundentes em suas denúncias contra os gnósticos , que , segundo se percebia , desviavam os cristão mediante a manipulação das palavras e a torção dos significados das Escrituras . de interesse  especial aos intérpretes gnósticos eram as historias em Gêneses ,  o Evangelho Segundo João e as epístolas de Paulo. 1       Hoje  o gnósticos entra na igreja através da psi...

John Knox(1513-1572)

   É chamado de Pai do Presbiterianismo.Educado na universidade de Glasgow,implantou a Reforma na Escócia.já havia sido preso pelo exército francês e trabalhou 19 meses como escravo na galés de uma embarcação militar francesa, até a sua libertação em troca de prisioneiro.                Eduardo V I,rei da Inglaterra ,ofereceu-lhe o bispado  de Rochester, mas ele recusou, preferindo ser capelão real.Com a ascensão de Maria Tudor,cognominada Maria-A Sanguinária,ao trono inglês,Knox  fugiu da Inglaterra,indo pastorear um grupo  de axilados em Frankfurt.                John Knox tanbém esteve com Calvino,em Genebra.Em 1559,com a morte de Maria Tudor,ele voltou  á Escócia e trabalhou arduamente para implantar a Reforma  no seu país.Em noites de vigília e oração,clamava:"Ó Deus,dá-me a Escócia  para Cristo,senão eu morro".Em 1560,o Parlamento Escocês,orientado pelo ...

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.