Pular para o conteúdo principal

O Perigo do Liberalismo Teológico Dentro da Igreja Cristã ( Parte 2)

      O pensamento iluminista exerceu influência contudente sobre o Liberalismo  Teológico , especialmente nas seguintes áreas.

Historicismo


Os cânones da história científica ( Historiografia ) foram cada vez elaborados , objetivando uma maior exatidão . Este esforço não tardou em promover um contínuo questionar da integridade e credibilidade das narrativas históricas das Sagradas Escrituras. Ramm diz que ´´ Quando o   historicismo é aplicado à história de Israel, à vida de Cristo e à historia da igreja cristã registrada no Livro de Atos , todo o normativo , único ou sobrenatural é dissolvido``

Cientificismo

Com Galileu a ciência deu um grande salto contribuindo de modo decisório para a sua ´´ especialização``. Com isto , criou-se uma grande ´´fé`` na ciência, entendendo que ela poderia por si só apresentar respostas convincentes para praticamente todas as áreas do saber; daí o ainda hoje evidente mito do ´´saber científico`` como palavra final em uma disputa.

Subjetismo Religioso

 O Subjetivismo religioso pode assumir de modo principal duas característica : uma racional e outra mística ; ambas trazem como seu fundamento a revivescência do pensamento de Protágoras (c.480-410 a.C) de que ´´ O homem é a medida de todas as coisas...``. Aristóteles ( 384-322) sobe muito interpretar essa concepção quando : ´´ O princípio (..) expresso por Protágoras , que afirmava ser o homem a medida de todas as coisas (..) outra coisa não é senão que aquilo que parece a cada um também o é certamente . Mas, se isto é ao mesmo tempo e que é boa e má ao mesmo tempo, e , assim, desta maneira,reúne em si todos os opostos, porque amiúde uma cousa parece bela a uns e feia a outros, e deve valer como medida o que parece a cada um.

Antropocentrismo

O Iluminismo , na expressão de blackham, é ´´a idade de ouro do humanismo`` . Neste sentido , esperava-se que a teologia promovesse o bem-estar humano , e para tanto , procurava-se  harmonizar a verdadeira teológica  com os princípios racionais geralmente aceitos.
     Na abordagem teológica predominavam alvos relativos a este mundo : Felicidade terrena e moralidade racional eram os principais benefícios que os homens esperavam da religião . Também , Deus passou a ser olhado por muitos como aquele que os beneficiaria; deste modo o ´´valor`` de Deus está restrito á sua utilidade egocêntrica.

Racionalismo

 Os Deístas eram pioneiros na concepção teológico de que a razão é o teste de toda a verdade, inclusive da verdade teológico e religiosa.
       Aqui, de certa forma, a teologia se torna dependente da filosofia pois,as doutrinas que ofendem a razão em qualquer de suas funções devem ser eliminadas por serem tópicos inviáveis nesta nova perspectiva teológica. Portanto, em lugar de se exigir que a razão se sujeitasse ao testemunho das Escrituras,Passou-se a tentar justificar a revelação perante o tribunal da razão. S razão humana, como temos salientado, passou a ser a ´´ medida de todas as coisas.``

Toleracionismo 

Com as descobertas de novas culturas e suas religiões, tentou-se fazer do cristianismo apenas mais uma religião, sendo um produto do gênio inventivo do homem. Agora, fala-se das grandes religiões do mundo, surgindo então , uma nova disciplina; a das religiões comparadas, objetivando fazer melhores estudos das religiões não-cristãs, analisando os seu pontos de contato com o cristianismo e sia distinções.




Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.

Como era o gnósticismo nos primeros tempos da Igreja (breve e resumido)

Apóstolo Paulo Umas das primeiras negações á suficiência de Cristo foi o gnosticismo  , uma seita que floresceu nos primeiros quatros séculos da historia da igreja . Muitos escritos pseudobiblicos , incluindo o Evangelho segundo Tomé , o Evangelho de Maria , o Apócrifo de João , a Sabedoria de Jesus Cristo e o Evangelho Segundo Felipe , foram obras gnósticas Apóstolo João   Os gnósticos criam que que a materia era má e o espirito bom .os gnósticos , portan gnosis significa ' conhecimento ' ). A heresia gnóstica levou muitas Igrejas  a buscarem um conhecimento  oculto , além do que Deus haviam revelado em sua Palavra e através de seu Filho. to  criar  possuíam  um nível de conhecimento espiritual mais elavado do que o crente comun (Alias a palavra           A maioria das epístolas do Novo Testamento confronta de forma clara , as incipientes formas do gnosticismo , Como Paulo e João. Ex : Cl.2.2-3, 2.8-10  1Jo ...

Soberania de Deus no exercício da sua graça

            É necessariamente assim porque a graça dada aos que não a merecem;sim,para os que merecem o inferno.A graça é a antítese da justiça.A justiça demanda que a lei seja aplicada de maneira imparcial.A justiça exige que cada um receba  o que merecer legitimamente,nem mais , nem menos.A justiça não oferece favores e não escolhe pessoas.A justiça não mostra piedade e desconhece a misericórdia.A graça divina não opera em detrimento da justiça,mas a graça reina pela justiça(Rm5.21);e é evidente que se a graça"reina",então ela é soberana.         Deus é Soberano pagina 24.Autor;A.W.Pink