Pular para o conteúdo principal

A Primeira Tentativa de implantação de protestantismo no Brasil


Os Calvinista Franceses 

                A primeira tentativa de implantação do protestantismo no Brasil se deu quando Villegaigno , em 1557 , mandou cartas a João Calvino , em Genebra pedindo-lhe que enviasse ao Brasil missionários reformados , No dia 7 de março de 1557 aportaram no Rio de Janeiro catorze missionários huguenotes que viram seu trabalho florescer e muitos colonos e índios converteram-se a Cristo . Logo que chegaram , começaram uma igreja . 
                No dia 21 de março de 1557 celebraram pela primeira vez no Brasil a Ceia do Senhor . O governador foi o primeiro a participar da Ceia . O ex-frade Jean Cointac , acadêmico de Sorbonne , ainda papista , começou a criticar os ministros calvinista . Villegaignon tomou o partido do papista e deixou de freqüentar os cultos e absteve-se de comer com os pastores na mesma mesa .
                 Cointac e Villegaignon suspenderam o culto e decidiram não mais se submeter a Genebra 
, mas sim a Sorbonner . A partir daí começaram a perseguir a igreja calvinista . Villegaignon , cognominado o Caim da América , já havia traído os colonos que vieram com ele para o Brasil , obrigando-os ao trabalho escravo . Muitos desses colonos foram presos , torturados e escravizados .
                 Então . também os missionários protestante foram traídos por Villegaignon . Nove deles conseguiram retornar á França . Os cinco que não conseguiram viajar por causa de uma tempestade e da escassez de alimentos , foram considerados espiões . O traidor da América encontrou aí um motivo para matar os missionários .
               Pediu que em doses horas eles escrevessem sua confissão de fé . Chamados á sua presença , para confirmarem ou negarem a fé , intrépides permaneceram firmes enquanto Jean du Bourdel , autor da confissão , recebeu uma bofetada no rosto , fazendo jorrar sangue da boca e nariz . Em 9 de fevereiro de 1558 Villegaignon ordena a execução de quatro huguenotes.
               Jean du Bourdel é levado ao cadafalso . De joelhos ora . O carrasco o estrangulo . Atado de pés e mãos , Bourdel é jogado ao mar  ainda com vida .
              Seque-se Mateus Vernivil. Rogando que a vida lhe fosse poupada e que fosse feito escravo  . respondeu-lhe Villegaigno que valia menos que lixo do caminho . Esganou-o e o lançou ás ondas, enguanto ele clamava : "Senhor Jesus  , tem piedade de mim".
           Pierre Bourdon Também foi sufocado , estrangulado e jogado ás ondas . Villegaignon ameaçou toda a sua gente a que abondonasse a crença dos reformadores ou teriam o mesmo destino.
os Calvinismo  franceses sendo presos
          O último deles . Jacques le Balleur , teólogo versado nas línguas espanholas , latim , grego e hebraico , foi enforcado pelo padre José de Anchieta em 20 de janeiro de 1567 , por orndem do terceiro governado  geral , Mem de Sá .
            Assim , a truculência e a introlerância religiosa abortaram a primeira tentativa de inplantação da igreja evangélica no país.



Referencia: Panorama Da História Cristã
A Intervenção Divina Da História
Hernandes Dias Lopes
Pag: 146-149 

Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.

Soberania de Deus no exercício da sua graça

            É necessariamente assim porque a graça dada aos que não a merecem;sim,para os que merecem o inferno.A graça é a antítese da justiça.A justiça demanda que a lei seja aplicada de maneira imparcial.A justiça exige que cada um receba  o que merecer legitimamente,nem mais , nem menos.A justiça não oferece favores e não escolhe pessoas.A justiça não mostra piedade e desconhece a misericórdia.A graça divina não opera em detrimento da justiça,mas a graça reina pela justiça(Rm5.21);e é evidente que se a graça"reina",então ela é soberana.         Deus é Soberano pagina 24.Autor;A.W.Pink            

EDITORIAL

Prezados leitores,  Faz 5 anos que não houve nenhuma postagem nesse blog, e de fato, não tinha ideia do que publicar. Acredito que a falta de material seja provocado pela pouca leituras e a ausência de interesse em temas estritamente teológicos como anteriormente. A noção de que esse espaço era para ser a manifestação do pensamento teológico reformado foi seguido de forma rígida. Não tentei misturar assuntos estranhos ou que tangenciasse muito do tema principal. Acredito que esse foi um dos motivos pela frequência cada vez menor das postagens. No mais, não abandonei a fé cristã e menos ainda o meu interesse pela Sagradas Escrituras. Não balancei dos meus pilares que anteriormente tinha. No entanto, por causa do contexto pessoal, a continuação desse blog demonstrou ser mais dificil do que o esperado. Por um tempo, transferir esse blog para o Instagram com o mesmo nome. Dessa forma, mantive vivo, por um tempo, a necessidade de postar algumas coisas interessantes. Todavia, não consegu...