Pular para o conteúdo principal

A Primeira Tentativa de implantação de protestantismo no Brasil


Os Calvinista Franceses 

                A primeira tentativa de implantação do protestantismo no Brasil se deu quando Villegaigno , em 1557 , mandou cartas a João Calvino , em Genebra pedindo-lhe que enviasse ao Brasil missionários reformados , No dia 7 de março de 1557 aportaram no Rio de Janeiro catorze missionários huguenotes que viram seu trabalho florescer e muitos colonos e índios converteram-se a Cristo . Logo que chegaram , começaram uma igreja . 
                No dia 21 de março de 1557 celebraram pela primeira vez no Brasil a Ceia do Senhor . O governador foi o primeiro a participar da Ceia . O ex-frade Jean Cointac , acadêmico de Sorbonne , ainda papista , começou a criticar os ministros calvinista . Villegaignon tomou o partido do papista e deixou de freqüentar os cultos e absteve-se de comer com os pastores na mesma mesa .
                 Cointac e Villegaignon suspenderam o culto e decidiram não mais se submeter a Genebra 
, mas sim a Sorbonner . A partir daí começaram a perseguir a igreja calvinista . Villegaignon , cognominado o Caim da América , já havia traído os colonos que vieram com ele para o Brasil , obrigando-os ao trabalho escravo . Muitos desses colonos foram presos , torturados e escravizados .
                 Então . também os missionários protestante foram traídos por Villegaignon . Nove deles conseguiram retornar á França . Os cinco que não conseguiram viajar por causa de uma tempestade e da escassez de alimentos , foram considerados espiões . O traidor da América encontrou aí um motivo para matar os missionários .
               Pediu que em doses horas eles escrevessem sua confissão de fé . Chamados á sua presença , para confirmarem ou negarem a fé , intrépides permaneceram firmes enquanto Jean du Bourdel , autor da confissão , recebeu uma bofetada no rosto , fazendo jorrar sangue da boca e nariz . Em 9 de fevereiro de 1558 Villegaignon ordena a execução de quatro huguenotes.
               Jean du Bourdel é levado ao cadafalso . De joelhos ora . O carrasco o estrangulo . Atado de pés e mãos , Bourdel é jogado ao mar  ainda com vida .
              Seque-se Mateus Vernivil. Rogando que a vida lhe fosse poupada e que fosse feito escravo  . respondeu-lhe Villegaigno que valia menos que lixo do caminho . Esganou-o e o lançou ás ondas, enguanto ele clamava : "Senhor Jesus  , tem piedade de mim".
           Pierre Bourdon Também foi sufocado , estrangulado e jogado ás ondas . Villegaignon ameaçou toda a sua gente a que abondonasse a crença dos reformadores ou teriam o mesmo destino.
os Calvinismo  franceses sendo presos
          O último deles . Jacques le Balleur , teólogo versado nas línguas espanholas , latim , grego e hebraico , foi enforcado pelo padre José de Anchieta em 20 de janeiro de 1567 , por orndem do terceiro governado  geral , Mem de Sá .
            Assim , a truculência e a introlerância religiosa abortaram a primeira tentativa de inplantação da igreja evangélica no país.



Referencia: Panorama Da História Cristã
A Intervenção Divina Da História
Hernandes Dias Lopes
Pag: 146-149 

Postagens mais visitadas deste blog

O gnósticismo dentro da igreja

    O Começo da igreja primitiva  tinhas  o problema do judaísmos  tentando entra na igreja . alguns anos depois surgir uma heregia na igreja primitiva o chamado ´´ Gnósticìsmo `` (uma postagem antes escrevi sobre o gnosticismo ) , que ia contra a suficiência de Cristo.        Antes da primeira metade do seculo XX , os herisiólogos ( defensores do cristianismo contra heresias ) primitivos como Ireneu , Tertulino , Hipólito e Epifênio  eram fontes  básicas de informação  a respeito  dos gnósticos . estes heresiólogos  eram contundentes em suas denúncias contra os gnósticos , que , segundo se percebia , desviavam os cristão mediante a manipulação das palavras e a torção dos significados das Escrituras . de interesse  especial aos intérpretes gnósticos eram as historias em Gêneses ,  o Evangelho Segundo João e as epístolas de Paulo. 1       Hoje  o gnósticos entra na igreja através da psi...

John Knox(1513-1572)

   É chamado de Pai do Presbiterianismo.Educado na universidade de Glasgow,implantou a Reforma na Escócia.já havia sido preso pelo exército francês e trabalhou 19 meses como escravo na galés de uma embarcação militar francesa, até a sua libertação em troca de prisioneiro.                Eduardo V I,rei da Inglaterra ,ofereceu-lhe o bispado  de Rochester, mas ele recusou, preferindo ser capelão real.Com a ascensão de Maria Tudor,cognominada Maria-A Sanguinária,ao trono inglês,Knox  fugiu da Inglaterra,indo pastorear um grupo  de axilados em Frankfurt.                John Knox tanbém esteve com Calvino,em Genebra.Em 1559,com a morte de Maria Tudor,ele voltou  á Escócia e trabalhou arduamente para implantar a Reforma  no seu país.Em noites de vigília e oração,clamava:"Ó Deus,dá-me a Escócia  para Cristo,senão eu morro".Em 1560,o Parlamento Escocês,orientado pelo ...

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.