Pular para o conteúdo principal

John Wycliff(1326-1384)



           Nascido na Inglaterra no século XIV,filho de camponeses,viveu durante a época do"cativeiro babilônico"do papado.Erudito,mestre famoso na Universidade de Oxford,onde estudou e passou a maior parte da sua vida,era um polemista demolidor,escritor fluente,pregador ungido.
           Foi cognominado estrela da alva da Reforma.Era respeitado em todas as classes sociais.Identificava-se com os pobre,interessando-se pelos seus problemas.Expunha-lhes as Escrituras em linguagem simples.Os fidalgos eram seus amigos porque ele ajudava a resistir ao clero.
           Condenou com veemência o poder  exorbitante do papado.Condenou com austeridade a teoria da transubstanciação,tachando-a de magia e superstição.Defendia a tese de que a verdadeira igreja é formada pelos eleitos Deus,e não pelos poderosos eclesiásticos.
           Iniciou com grande bravura a tradução da Bíblia para o inglês,a língua comum do povo.Compreendia que a autoridade da igreja não está em sua hierarquia nem na tradição,mas na palavras de Deus.foi duramente perseguido.
            Preso vários meses em sua casa,escreveu livros que influenciaram corações.Em 1381 retirou-se para a sua paróquia em Lutterworth,onde continuou a escrever e a traduzir a Bíblia,e isto até sua morte em 1384.
           Anos depois,no concílio de Constança,foi condenados como herege e seus restos mortais foram exumados e queimados,e suas cinzas foram lançadas no rio Swuft.
          Após sua morte,seus seguidores,os lolardos,saíram pela Inglaterra divulgando as doutrinas de Wycliff entre o povo,condenando as heresias do romanismo e levando a cabo a tradução da Bíblia para o inglês

foi tirado do lirado do livro Panorama da Historia cristã de Hernandes Dias lopes pagina 62 ate 63

Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.

O perigo do Liberalismo Teológico Dentro da Igreja Cristã

  Definição De Liberalismo Teológico  Partindo de Concepção bem ampla, podemos definir  o Liberalismo Teológico  como o esforço por interpretar , reformular e explicar a fé cristã dentro de uma perspetiva iluminista . Pirerd Diz que :´´A característica principal [do liberalismo] é o desejo de adaptar as idéias religiosas á cultura e formas de pensar modernas .os Liberais insistem em que o mundo se alterou deste os tempos em que o cristianismo foi fundado , de modo que as terminologias da Bíblia e dos credos são incompreensív eis ás pessoas hoje`` A Influência Iluminista sobre a Teologia  A Teologia Liberal tem as suas raízes fincadas sobre o desenvolvimento da Ciência Moderna e os pressupostos da Filosofia Moderna , os quais encontraram as suas síntese no Iluminismo .    O liberalismo religioso-escrever Ramm- é um produto da filosofia moderna , da ciência moderna e da iluminação moderna, que intentar conservar a essência do cri...

Soberania de Deus no exercício da sua graça

            É necessariamente assim porque a graça dada aos que não a merecem;sim,para os que merecem o inferno.A graça é a antítese da justiça.A justiça demanda que a lei seja aplicada de maneira imparcial.A justiça exige que cada um receba  o que merecer legitimamente,nem mais , nem menos.A justiça não oferece favores e não escolhe pessoas.A justiça não mostra piedade e desconhece a misericórdia.A graça divina não opera em detrimento da justiça,mas a graça reina pela justiça(Rm5.21);e é evidente que se a graça"reina",então ela é soberana.         Deus é Soberano pagina 24.Autor;A.W.Pink