Pular para o conteúdo principal

John Wycliff(1326-1384)



           Nascido na Inglaterra no século XIV,filho de camponeses,viveu durante a época do"cativeiro babilônico"do papado.Erudito,mestre famoso na Universidade de Oxford,onde estudou e passou a maior parte da sua vida,era um polemista demolidor,escritor fluente,pregador ungido.
           Foi cognominado estrela da alva da Reforma.Era respeitado em todas as classes sociais.Identificava-se com os pobre,interessando-se pelos seus problemas.Expunha-lhes as Escrituras em linguagem simples.Os fidalgos eram seus amigos porque ele ajudava a resistir ao clero.
           Condenou com veemência o poder  exorbitante do papado.Condenou com austeridade a teoria da transubstanciação,tachando-a de magia e superstição.Defendia a tese de que a verdadeira igreja é formada pelos eleitos Deus,e não pelos poderosos eclesiásticos.
           Iniciou com grande bravura a tradução da Bíblia para o inglês,a língua comum do povo.Compreendia que a autoridade da igreja não está em sua hierarquia nem na tradição,mas na palavras de Deus.foi duramente perseguido.
            Preso vários meses em sua casa,escreveu livros que influenciaram corações.Em 1381 retirou-se para a sua paróquia em Lutterworth,onde continuou a escrever e a traduzir a Bíblia,e isto até sua morte em 1384.
           Anos depois,no concílio de Constança,foi condenados como herege e seus restos mortais foram exumados e queimados,e suas cinzas foram lançadas no rio Swuft.
          Após sua morte,seus seguidores,os lolardos,saíram pela Inglaterra divulgando as doutrinas de Wycliff entre o povo,condenando as heresias do romanismo e levando a cabo a tradução da Bíblia para o inglês

foi tirado do lirado do livro Panorama da Historia cristã de Hernandes Dias lopes pagina 62 ate 63

Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.

Soberania de Deus no exercício da sua graça

            É necessariamente assim porque a graça dada aos que não a merecem;sim,para os que merecem o inferno.A graça é a antítese da justiça.A justiça demanda que a lei seja aplicada de maneira imparcial.A justiça exige que cada um receba  o que merecer legitimamente,nem mais , nem menos.A justiça não oferece favores e não escolhe pessoas.A justiça não mostra piedade e desconhece a misericórdia.A graça divina não opera em detrimento da justiça,mas a graça reina pela justiça(Rm5.21);e é evidente que se a graça"reina",então ela é soberana.         Deus é Soberano pagina 24.Autor;A.W.Pink            

EDITORIAL

Prezados leitores,  Faz 5 anos que não houve nenhuma postagem nesse blog, e de fato, não tinha ideia do que publicar. Acredito que a falta de material seja provocado pela pouca leituras e a ausência de interesse em temas estritamente teológicos como anteriormente. A noção de que esse espaço era para ser a manifestação do pensamento teológico reformado foi seguido de forma rígida. Não tentei misturar assuntos estranhos ou que tangenciasse muito do tema principal. Acredito que esse foi um dos motivos pela frequência cada vez menor das postagens. No mais, não abandonei a fé cristã e menos ainda o meu interesse pela Sagradas Escrituras. Não balancei dos meus pilares que anteriormente tinha. No entanto, por causa do contexto pessoal, a continuação desse blog demonstrou ser mais dificil do que o esperado. Por um tempo, transferir esse blog para o Instagram com o mesmo nome. Dessa forma, mantive vivo, por um tempo, a necessidade de postar algumas coisas interessantes. Todavia, não consegu...