Pular para o conteúdo principal

John Knox(1513-1572)

   É chamado de Pai do Presbiterianismo.Educado na universidade de Glasgow,implantou a Reforma na Escócia.já havia sido preso pelo exército francês e trabalhou 19 meses como escravo na galés de uma embarcação militar francesa, até a sua libertação em troca de prisioneiro.
               Eduardo V I,rei da Inglaterra ,ofereceu-lhe o bispado  de Rochester, mas ele recusou, preferindo ser capelão real.Com a ascensão de Maria Tudor,cognominada Maria-A Sanguinária,ao trono inglês,Knox  fugiu da Inglaterra,indo pastorear um grupo  de axilados em Frankfurt.
               John Knox tanbém esteve com Calvino,em Genebra.Em 1559,com a morte de Maria Tudor,ele voltou  á Escócia e trabalhou arduamente para implantar a Reforma  no seu país.Em noites de vigília e oração,clamava:"Ó Deus,dá-me a Escócia  para Cristo,senão eu morro".Em 1560,o Parlamento Escocês,orientado pelo próprio John Knox,começou a obra da Reforma.pondo fim ao domínio do papa sobre a igreja escocesa,declarando ilegal a missa e refogando todos os decretos contra os"hereges".Assim,a partir de 1560,a igreja escocesa deixou de ser católica e tornou-se presbiteriana.

foi tirado do livro Panorama da História Cristã de Hernandes Dias lopes de 71 e 72



Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida devocional - João 15.15

     Em João 15.15, Jesus chama os seus discípulos de amigos, e não servos. Essa diferença é gigantesca, pois o servo não conhece, não tem relacionamento com o senhor, mas o amigo sim. Essa diferença de servo para amigo é resultado da nova vida que o cristão tem após a conversão. Não somos mais desconhecidos, nem inimigos, mas reconciliados a Deus por meio do sacrifício de Cristo. Logo, é necessário uma vida de leitura bíblica. Não é possível que uma amizade se desenvolva sem tempo de qualidades. E na vida cristã não é diferente. Uma nova vida em Cristo é uma vida dedicada a ele. Como é dito na Revista "Território Teen Amigo de Deus", Jesus é o amigo perfeito e exige exclusividade. Então, como está a sua vida devocional? É comum que muitos não consiga fazer a devocional diaria de forma initerrupta, mas não deve ser a regra. Venhamos se aprofundar nesse relacionamento com Deus dia após dia.

Soberania de Deus no exercício da sua graça

            É necessariamente assim porque a graça dada aos que não a merecem;sim,para os que merecem o inferno.A graça é a antítese da justiça.A justiça demanda que a lei seja aplicada de maneira imparcial.A justiça exige que cada um receba  o que merecer legitimamente,nem mais , nem menos.A justiça não oferece favores e não escolhe pessoas.A justiça não mostra piedade e desconhece a misericórdia.A graça divina não opera em detrimento da justiça,mas a graça reina pela justiça(Rm5.21);e é evidente que se a graça"reina",então ela é soberana.         Deus é Soberano pagina 24.Autor;A.W.Pink            

Os Fundamentos Doutrinários da Igreja Presbiteriana do Brasil: Uma Exploração Concisa

= A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) adota, como exposição das doutrinas bíblicas, a Confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Maior e o Catecismo Menor (ou Breve Catecismo). Conforme os documentos oficiais da igreja, a única norma de fé e conduta é a Bíblia Sagrada. Todavia, em virtude de a Bíblia não apresentar as doutrinas já sistematizadas, a vertente presbiteriana e reformada guarda a Confissão de Fé e os Catecismo como a exposição do sistema de Doutrinas ensinadas na Escritura. A Constituição da IPB, no art. 1, delimita a natureza da igreja, com as seguintes palavras: Art. 1º. A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve ; rege-se pela presente Constituição; é pessoa jurídica, de acordo com as leis do Brasil, sempre representada civilmente pela sua Comissã...